Não perca o Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica – TrainR4U

06/10/22
Não perca o Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica – TrainR4U

O projeto TrainR4U - Training Robot for Ultrasound vai implementar o Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica nos países integrantes do consórcio, do qual faz parte Portugal. Por cá, a primeira edição da formação, que visa capacitar profissionais de saúde a adquirirem melhores competências neste método de imagem, tem início previsto para 24 de outubro, informando-se que até dia 11 pode submeter a sua candidatura.

O curso destina-se a médicos de várias especialidades clínicas, profissionais de saúde que utilizam a ecografia na sua prática profissional, estudantes de Medicina e de outros cursos no âmbito da área da Imagiologia com interesse em adquirir conhecimento, competências e experiência na utilização de ecógrafo e sondas, na identificação de patologias, através de imagens ecográficas, e na prática de obtenção de imagens ecográficas na região abdominal, incorporando os conhecimentos na prática clínica.

O curso de formação tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos (de 28 de novembro a 16 de dezembro) e 10 horas de aulas práticas presenciais ministradas por docentes especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (a decorrer entre 13 a 16 de dezembro). As aulas práticas, organizadas em grupos distribuídos por duas sessões de 5 horas cada, incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo. No final do curso de formação, os alunos aprovados poderão requerer um certificado emitido pela Universidade de Coimbra.

As aulas presenciais da primeira edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica irá decorrer em Coimbra na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com data de início prevista a 24 de Outubro. A língua oficial do curso é o inglês. Os conteúdos teóricos estarão disponíveis também em língua portuguesa em formato PDF. Seguir-se-á depois a edição de Barcelona, que irá decorrer no Parc Sanitari Sant Joan de Déu com início em novembro de 2022.

Este curso é certificado pela Universidade de Coimbra, combinando o ensino online (30 horas de conteúdo online assíncrono, ministrado através da plataforma da UC de ensino à distância) e a componente prática (10 horas de aulas práticas). A componente prática recorre a uma componente inovadora de formação em ecografia abdominal com recurso a um sistema inovador de co-manipulação assistida por robot, abrindo a possibilidade de formação prática à distância.

Saiba como submeter uma candidatura aqui.

Para mais informações visite a portal da Universidade de Coimbra através deste link.

Partilhar

Publicações