Atualidade

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) considerou esta segunda-feira, 6 de fevereiro, que a aprovação de regras nacionais dedicadas à Pedopsiquiatria prova a aposta numa política “consistente e robusta na área da Saúde Mental”.

Mais de 80 % dos portugueses sabem como prevenir a diabetes tipo 2 e 77 % conhecem os fatores de risco associados à doença, que apresenta em Portugal uma das maiores prevalências da Europa, indica um estudo divulgado esta terça-feira, 7 de fevereiro.

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos dias 10 e 11 de março, no Porto, o Curso Registo e Raciocínio Clínico. Aprofundar o conhecimento do modelo de raciocínio e registo clínico como garantia de segurança e qualidade assistencial é o principal objetivo.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) volta a consciencializar para o enfarte agudo do miocárdio. A iniciativa, integrada na Campanha Cada Segundo Conta, surge no âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, e visa alertar a população para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce deste acontecimento cardiovascular.

O Ministro da Saúde inaugurou, no passado dia 3 de fevereiro, as novas instalações do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), uma unidade quase a completar 15 anos e que é, desde fevereiro do ano passado, um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta à patologia mamária.

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai lançar um conjunto de seis vídeos para consciencializar a população para a encefalopatia hepática, uma das manifestações mais debilitantes da cirrose. A iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Doente, que se assinala no próximo dia 11 de fevereiro.

A Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF) anuncia a concretização do seu 5.º webinar com data marcada para o dia 22 de abril, das10h00 às 12h30. O tema desta sessão é dedicado aos casos clínicos em Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal.

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) desvendaram alterações no gene que aumenta o risco de desenvolvimento de cancro gástrico difuso hereditário, abrindo portas à utilização de três novos critérios de identificação.

O Serviço de Gastrenterologia do IPO Porto vai realizar o Curso de Gastrenterologia Oncológica, cuja 8.ª edição, que irá decorrer a 19 de Maio de 2023.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou esta semana uma intervenção valvular mitral pioneira em Portugal num doente de 67 anos, com insuficiência cardíaca grave associada a regurgitação mitral severa.

Publicações