Atualidade

Mais de 266 000 utentes estão neste momento inscritos para cirurgia, dos quais mais de 74 000 acima dos tempos máximos de resposta garantida (TMRG), sendo que destes, 9374 são doentes oncológicos, avançou hoje, 29 de maio, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, 29 de maio, que o programa de emergência para a saúde pretende esgotar os recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) até ao limite, mas conta também com os setores social e privado de forma complementar.

“Neurogastrenterologia: o poder do segundo cérebro” é o mote da campanha apresentada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) hoje, 29 de maio, Dia Mundial da Saúde Digestiva, e que decorrerá até ao final do junho (Mês da Saúde Digestiva).

O Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva foi entregue ao trabalho “Lipoproteína (a), um importante biomarcador do risco cardiovascular”, realizado por Catarina Távora, Manuel G. Costa, Francisca Sá Couto e Joana Rodrigues dos Santos, provenientes do Hospital de Cascais, no âmbito do 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI). A Bayer apoiou a entrega deste prémio pelo 5.º ano consecutivo, uma distinção estabelecida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) que homenageia um dos nomes mais emblemáticos da medicina cardiovascular em Portugal.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou cerca de 850 mil consultas nos cuidados primários e hospitalares e 18 mil operações nos primeiros quatro meses do ano.

A propósito do Dia Internacional da Saúde Feminina, assinalado hoje, 28 de maio, com base nos resultados de um estudo realizado pela Marktest para a Medicare – “Estado de Saúde Geral da População Portuguesa” alguns números destacam-se, sobretudo os que se referem à Saúde Mental e física do sexo feminino.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou um curso com participação de acesso livre e gratuita para dotar os cuidadores informais de orientações para prevenção do declínio das capacidades e promoção da Saúde Mental.

O IPO do Porto realiza amanhã um evento público sobre terapias médicas avançadas, às 9h00, no Auditório Principal. Esta iniciativa decorre da colaboração do IPO do Porto com o Hospital Clínic de Barcelona para a implementação de um programa de produção in house de CAR-T, que se vai concretizar pela partilha de conhecimento científico e tecnológico na área do desenvolvimento de terapias celulares inovadoras. No programa da sessão, além de especialistas do IPO do Porto, estão previstos alguns palestrantes convidados do Hospital Clínic de Barcelona, do INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, entre outros.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, congratulou-se com o trabalho dos Estados-membros para melhorar a saúde das populações, por exemplo, lutando contra o tabagismo e incentivando as práticas saudáveis.

O Serviço de Imunoalergologia da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo, instalado em Torres Novas, reduziu no espaço de um ano em mais de 75 % o tempo e o número de doentes em lista de espera, anunciou a ULS.

Publicações